Setembro no cerrado, exibe flores em Brasília no fim de inverno muito seco e início da primavera.
Após agosto onde a umidade relativa é a mais baixa, Setembro é o segundo mês mais seco em Brasília, ou seja, de menor umidade relativa do ar. como mostrado na Figura 1.
Em temos de dias (em média) com chuva maior que 1 mm no mês, os meses mais secos são junho e julho, como também pode ser visto na Figura 1. Este volume limite é bastante baixo e, para a maioria da população residente, quase não existe a percepção de chuva no nível de 1mm.
Em agosto, a probabilidade de chuvas maiores que 1 mm é de apenas 2 dias e, em setembro, ela chega a 5 dias. Porém são chuvas esporádicas e o mês de setembro ainda é de seca. A paisagem confirma esta sensação no pano de fundo de nossas fotos, mesmo quando nosso objetivo é ressaltar as flores e árvores que a desafiam.
Setembro é, em média mensal, o segundo mês mais quente e o primeiro em média das máximas. Do ponto de vista de secura do ar, setembro tem a segunda umidade relativa mais baixa, sendo ainda muito seco em Brasília. Disputa com agosto o título de mês de clima menos agradável na cidade.